quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Thais Zimbwe fala sobre os desafios do Enjune e da importância do diálogo com os gestores



Juventude Negra realiza encontro nacional (27, 28 e 29 de julho) e articula com Gestores de Promoção da Igualdade Racial

BLOG - Como se deu o processo de articulação para a realização do Enjune?
Thais Zimbwe -
O Enjune iniciou seu processo de mobilização nacional efetivamente em março de 2006, onde foram realizadas dezenas de reuniões nacionais que definiram toda a concepção do projeto do Encontro, com ampla participação da juventude negra que definiu todo o perfil do encontro. A participação na etapa nacional se deu a partir de etapas estaduais preparatórias, que debateram os eixos temáticos que conduziram também o debate no encontro nacional.

BLOG - Quantos jovens foram envolvidos no processo?
Thais Zimbwe -
Na etapa nacional foram registradas a presença de 620 jovens, além de convidados(as), observadores(as), jornalistas, convidados(as). Estima-se que no processo todo, cerca de de 5 mil jovens estiveram envolvidos.

BLOG - Quais foram os grandes desafios?
Thais Zimbwe
- Com certeza a mobilização nacional e o apoio político para a realização. Diversas manifestações expressivas oriundas dos movimentos juvenis negros já realizaram processos, entretanto, o Enjune surge com um perfil ousado, inovador e de grande proporção.
Fortalecer os grupos ativistas que já realizam ações de debates de políticas públicas e agregar outros atores e atrizes sobre esta perspectiva foi um grande passo. Hoje, percebemos que a juventude negra, mesmo discordando de alguns processos de participação política nacional, compreende a importância de atuação nestes espaços com forma de garantia de debate e inclusão de suas demandas e ações.


BLOG - Os gestores(as) de Promoção da Igualdade Racial dos diferentes estados e municípios colaboraram? Como?
Thais Zimbwe -
Durante o processo de diálogo com parceiros potenciais, todos os estados onde possuem organismos integrantes ao Fippir, foram realizadas reuniões e convites para a participação e construção do processo, além do apoio político para a realização.
O Enjune foi realizado no município de Lauro de Freitas, as relações constituídas para o apoio ao processo foram encaminhadas com o Departamento de Promoção da Igualdade Racial de Lauro de Freitas, por meio de Eriosvaldo Menezes, que possibilitou toda a infra-estrutura de realização do encontro, entre outras coisas.
Nas etapas estaduais também houveram ações conjuntas entre estes(as) gestores(as), que impulsionaram e possibilitaram a realização de várias etapas municipais e estaduais pelo país.


BLOG - Foram tiradas estratégias para que a juventude possa estar mais articulada com os organismos de promoção da igualdade racial e de juventude?
Thais Zimbwe -
As relações constituídas durante o processo de concepção e realização do Enjune, com estes(as) gestores(as) de políticas de promoção da igualdade racial e de juventude foram possibilitadas também através do apoio institucional da Seppir e da Secretaria Nacional de Juventude para a realização do Encontro.
Além disso, os estados participantes agora estão em processo de consolidação dos Fóruns Estaduais de Juventude Negra, um dos produtos do Enjune, onde a continuidade do diálogo e parcerias com estes órgãos são fundamentais.

* Thais Zimbwe é jornalista e foi da coordenação nacional do Encontro Nacional da Juventude Negra

* Foto de Ierê Ferreira.
http://www.enjune.com.br

Nenhum comentário: